Crise na Venezuela: militares americanos fazem ataque aéreo a embarcação no Caribe
02/09/2025
(Foto: Reprodução) Crise na Venezuela: militares americanos fazem ataque aéreo a embarcação no Caribe
Uma embarcação foi alvo de um ataque aéreo militar dos Estados Unidos nas águas do Caribe. Segundo o presidente Donald Trump, o barco tinha saído da Venezuela com um carregamento de drogas.
O presidente americano anunciou a operação na tarde desta terça-feira (2):
"Há muito tempo, drogas entram no nosso país e acabamos de vê-las saindo da Venezuela”, afirmou.
Depois, Trump publicou nas redes sociais um vídeo do ataque aéreo dos militares americanos. Explicou que a operação tinha sido pela manhã e que a embarcação estava em águas internacionais, levando drogas para os Estados Unidos. Segundo Trump, onze criminosos foram mortos. O presidente afirmou que eles eram integrantes de um cartel chamado Tren de Aragua, classificado como organização terrorista pelo governo americano. Trump acusou o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, de controlar o grupo. O Tren de Aragua surgiu na Venezuela e, atualmente, tem braços em outros países da América Latina e até nos Estados Unidos.
Crise na Venezuela: militares americanos fazem ataque aéreo a embarcação no Caribe
Jornal Nacional/ Reprodução
Essa foi a primeira operação divulgada pelo governo americano desde que os Estados Unidos deslocaram uma frota com mais de 4 mil militares para o sul do Caribe, perto da costa da Venezuela. É marca mais uma escalada na tensão entre os dois países.
O envio dos sete navios de guerra e um submarino para a região começou há cerca de duas semanas, com o objetivo de combater os cartéis de droga. Mas Maduro acusa os Estados Unidos de quererem invadir a Venezuela e derrubar o regime.
LEIA TAMBÉM
Há um cartel de drogas liderado por Maduro na Venezuela, como afirma o governo Trump? Não é bem assim, diz pesquisador
Maduro diz que 8 embarcações militares dos EUA com mísseis 'apontam' em direção à Venezuela e fala em 'luta armada' se país for agredido