Fumaça, nevoeiro ou neblina: entenda fenômeno que encobriu Santarém nesta terça, 15
15/07/2025
(Foto: Reprodução) Especialista explica fenômeno que encobriu céu de Santarém
Moradores de Santarém, no oeste do Pará, foram surpreendidos na manhã desta terça (15) com uma intensa nuvem que encobriu o céu da região. Muitos questionamentos foram levantados. Fumaça, nevoeiro ou neblima?
✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
O g1 consultou um especialista que explicou melhor o fenômeno. De acordo com o Doutor em Meteorologia e Professor do curso de Ciências Atmosféricas, da Ufopa, Alex Santos da Silva, esse fenômeno está relacionado ao processo de evaporação.
“Trata-se de uma nuvem de pequeno desenvolvimento vertical próximo à superfície, geralmente associado ao processo de evaporação e evapotranspiração das grandes quantidades de água como rios, lagos e também da floresta”, contou o Dr. Alex Santos da Silva.
Neblina encobriu Santarém nesta terça (15)
Redes Sociais
Ainda segundo o meteorologista, esse fenômeno é visualizado quando temos noites de céu claro, onde toda radiação absorvida durante o dia é emitida pela terra e volta para o espaço.
“Geralmente em lugares mais altos ou muito próximos de floresta esse fenômeno é tipicamente visto”, continuou o meteorologista.
O especialista explicou ainda que apesar da semelhança com a fumaça, essa neblina vista nesta terça (15) se difere por algumas características.
“Ainda não se trata de queimadas locais ou de fumaças vindas de outras regiões. O fluxo continua intenso de lashs, aumentando também a atenção com a diminuição das chuvas, da possibilidade desse transporte de fumaça mais para frente. Mas no momento, nós estamos diante de situação de umidade na atmosfera oriundo dos meses anteriores e do intenso calor que tem feito nos intervalos diários também”, concluiu Alex.
Vc no JT1: moradores registram circulação de pitbulls em praia e forte neblina em Santarém
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região